Tudo começou, quando Cauê Felici e Anderson Miercalm, se conheceram em uma sala do Delux 2009. Lá estavam meros desconhecidos, usando uma internet 3G de 500 kbps como host (do Cauê), o “lag” comendo solto, mas, ao menos 7 ou 8 pilotos empolgadíssimos em jogar.
Algumas corridas foram disputadas, e se criou a idéia de um mini campeonato. Dali, surgiu o extinto FrienDelux, com a ajuda de um antigo piloto de F1C, mas, de um pique muito maior do que os meros iniciantes.
Porém, o campeonato rolou solto, com o Mod Delux 2010, todos os pilotos experientes ficaram impressionados com a capacidade e empolgação da molecada, e assim vieram novas edições de campeonatos.
Regras totalmente diferentes, favoráveis a um campeonato para iniciantes, mesmo Anderson e Cauê não se achando mais apenas “iniciantes”, aconteceu a segunda edição.
Desde sempre, Cauê e Anderson, tinham a idéia de montar um campeonato mais disputado, mais real, que saísse daquela mesmice, e conquistasse um público maior e também, “melhor”.
Algumas brigas e desentendimentos aconteceram, encerrando assim o FriendDelux, mas os motivos esses que não convém com a nossa história.
Assim, Cauê e Anderson abriram mão dos campeonatos organizados naquela mesmice desanimadora, pouco empolgante, e decidiram encarar um Novo Desafio (o que traduzindo para o inglês se transforma em New Challenge). Criar um campeonato muito disputado, inovando sempre, com pessoas determinadas, com compromisso, e principalmente, criando um vínculo de amizade entre os participantes.
Os dois então tiveram a ajuda do injustamente menosprezado em outros campeonatos, não só em sua jogabilidade, mas principalmente a sua pessoa, Cláudio Oniki. Cláudio trouxe a sua humildade, experiência e grande amizade já existente com os dois, e assim, se tornou também peça chave de todo o processo de inovação.
Assim, em 6 de Fevereiro de 2011, Cauê e Anderson deram início a comunidade do New Challenge F1, para divulgação e início do Campeonato. Para que fosse convidativo, procuraram modificar e atualizar o Mod Delux 2010, já conhecido por alguns, para um início prévio.
A primeira edição foi de sucesso ABSOLUTO. Houve boa presença de pilotos, corridas disputadíssimas, campeonato decidido na ÚLTIMA corrida, e um merecido título para Paulo Henrique, que também teve a ajuda do estreante e então promessa Rafael Sobieski, para conquistar o título de construtores pela Mercedes.
O “New Challenge” tem como marca registrada, as suas regras criadas, procurando somar realidade, com disponibilidade e jogabilidade. Ainda existem algumas regras de ajuda, como de tração e estabilidade, para permitir que pessoas com o uso de teclado, sejam capazes de participar de forma mais equiparável, assim como também, qualquer novato.
Por outro lado, a dificuldade para alguns, se encontra no velho costume de usar ajuda de freio, que neste campeonato, não é permitido, o que então, permite que os pilotos atinjam um nível maior de técnica para jogar perfeitamente, e atingir tempos satisfatórios. Motivo também, que deixa de fora acostumados a abusar de regras mal feitas, para um benefício de setups surreais.
Agora, já conhecidos e respeitados, a família New Challenge procura inovar a cada campeonato, trazendo disputas acirradas, e sendo considerada merecidamente, como um dos campeonatos de F1 Challenge MAIS disputados e difíceis de vencer existentes no Brasil. Ainda falta apoio, divulgação, mas, com certeza, são apenas mais alguns obstáculos a serem batidos.
Estes são, resumidamente, alguns fatos que geraram a história do nosso campeonato, o New Challenge!